E fez vila o lugar da ponte, conheça a mãe de Portugal

Era uma época bem conturbada.

Os reinos cristãos na península ibérica estava limitados a norte, a onda moura havia conquistado a maioria das cidades, uma fina linha no norte, mantinha a independência.

Eram um punhado de reinos assolados por rides e saques: Galiza, Navarra, Leão, Castela e Aragão. Até que surgiu a norte uma nova força. 

Um jovem turrão, aliado ao Bispo de Braga e com a cabeça cheia de planos. Afonso Henriques o conquistador, o pai do reino. Ao brigar com a mãe resolveu criar seu próprio reino.

Em Ponte de Lima a Rainha Dona Tereza transforma essa aldeia em vila, a primeira de Portugal. Graças a isso essa ponte romana sobre o Rio Lima permitiu o livre passo de norte a sul.

Em homenagem a essa ilustre condessa o povo de Ponte de Lima erigiu esta estatua, como testemunha de tantos e gloriosos feitos, exceto um deslize que resultou em seu fracasso.

A mulher que sonhou criar um reino terminou derrotada pelo filho e terminou seus dias em um convento. A Galiza que sonhou conquistar Portugal, acabou como vizinha conquistada por Castela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Blog do El Jefe

Página no Facebook 

Canal no Youtube 

Um andarilho 

El Jefe Midnight Lunch  

The hitchhikers in Portugal 

 

Inscreva-se no Canal.

Um Andarilho

    Visite nosso canal, ajude-nos a crescer, sua ajuda é importante.

 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Organize sua viagem, use motores de busca

Um andarilho e suas aventuras, venha conhecer nosso blog

Antiga Bandeira Monárquica de Portugal